FORMAÇÃO

ASOCEA forma nova turma de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo

A realização de exercícios práticos que simulam uma inspeção real foi uma das atividades do curso
Publicada em: 07/10/2023 19:00
Imprimir
Fonte: ASOCEA, por Capitão Lopez Ramos
Edição: Agência Força Aérea

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), sediada no Rio de Janeiro (RJ), concluiu, no dia 29/09, a formação da 2ª turma de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) deste ano.

O curso contou com a presença de militares e civis do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo III e IV (CINDACTA III e CINDACTA IV), do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) que, após o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT), estarão aptos para exercerem a função de INSPCEA.

O objetivo foi orientar os futuros inspetores quanto ao processo de inspeção de segurança operacional e de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) do SISCEAB. A formação também esclareceu sobre protocolos e normas empregados pela ASOCEA, o Sistema Informatizado de Vigilância e a aplicação das ferramentas desenvolvidas para as avaliações realizadas pelos PSNA, o que possibilitou aos alunos a realização de exercícios práticos que simularam uma inspeção real.

Ao término do curso, o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, agradeceu aos envolvidos pelo sucesso da atividade. “A formação de INSPCEA é fundamental para o exercício desta função, pois dela decorre, diretamente, a segurança da aviação em nosso país, assim como o cumprimento da missão da ASOCEA, referente ao assessoramento direto ao Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à supervisão da segurança operacional dos serviços de navegação aérea”, afirmou o Oficial Superior.

Na ocasião, a oradora da turma, a Sargento Controladora de Tráfego Aéreo Greice Kelly de Oliveira Chaves Narciso Ferreira, do efetivo do DECEA, destacou a importância do INSPCEA na segurança do espaço aéreo. “Este não é o fim da jornada. Na verdade, ela está só começando! Devemos aplicar os conhecimentos aqui adquiridos, somados à formação anterior, no cumprimento dessa nobre missão, que agora faz parte de nosso rol de tarefas”, finalizou.

Fotos: ASOCEA